segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Formação, localização, exploração e utilização dos recursos naturais na Amazônia brasileira

Introdução

         As atividades relacionadas aqui postadas servirão de apoio ao trabalho realizado em sala. Portanto, tenha sempre em mãos o seu caderno com as anotações realizadas para que possa estar re(utilizando). A proposta é fazer com que o acesso a esta pesquisa orientada aumente seu conhecimento a respeito da temática, por isso aproveite ao máximo e não fique 'navegando' por aí, porque os materiais que você precisa acessar estão todos abaixo relacionados. 

Atividade I


          Em dupla, copie e responda para ser entregue em folha separada os seguintes questionamentos que deverão ser respondidos com a leitura do texto abaixo:

A Amazônia uma região natural da América do Sul 

 

a) Descreva a localização, abrangência e características físicas da Amazônia.

b) Quais são os ecossistemas encontrados na Amazônia?

c) Explique o que são zonas de transição? Quais dessas zonas podem ser verificadas na região estudada?

Atividade II 


Acessando os sites abaixo relacionados, elabore um texto abordando os seguintes itens:

*Quais são as causas do desmatamento na Amazônia?

*Quais são as consequências deste desmatamento?

*Mesmo não estando na Amazônia, poderemos ser afetados por  este desmatamento? Como? Cite exemplos?

*É possível utilizar os recursos naturais? De qual forma? Quais porções da Amazônia sofrem mais com a exploração? Por quê?

*Por que podemos afirmar que o sistema capitalista tem grande responsabilidade no que se diz respeito à exploração dos recursos na Amazônia?

Desmatamento

 Consequências do desmatamento na Amazônia

 Características do desmatamento recente na amazônia brasileira 

Desenvolvimento Sustentável 

Impacto das queimadas 

 

                                        Atividade III


Atividade com charges:


a) De acordo com a charge quem é  o responsável pelo desmatamento? Quais foram as consequências do desmatamento? Justifique.




b) Analise e escreva sobre como o desmatamento prejudica a vida da população indígena na Amazônia. Utilize o texto do caderno para complementar a discussão.






c)  A charge apresenta a necessidade de mudar a cor das roupas pra que seja possível se camuflar em paisagens amazônicas? Por que há esta necessidade? Justifique.

d) Observe atentamente a charge abaixo e relacione com  as  ideias produzindo um texto discutindo com o seguinte tema: "Desmatamento e morte andam lado a lado." Não discuta apenas na escala local, mas reflita e escreva sobre a consequência deste para outras partes do globo.




Atividade IV


a) Acesse o link abaixo e anote o máximo de informações possíveis sobre onde a biodiversidade está sendo mais ameaçada no Planeta e o porquê destas ameaças, bem como as consequências:





Bom trabalho!

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário